Essa incrível praia fica no Parque estadual de MacKerricher, perto de Fort Bragg, na Califórnia, e nos faz ver o impacto que o ser humano provoca em nosso planeta de uma forma bastante clara.

praia de vidro california 1

No começo do século 20 a área era um “lixão” utilizado para descarte de lixo doméstico pelos moradores da região, que ali depositavam descartando vidro, eletrodomésticos e até veículos. Com o passar dos anos a pilha de lixo foi crescendo, tendo sido inclusive queimada para que diminuísse de volume, o que demonstrou não ser uma solução. Em 1967 o Conselho de Controle de Recursos Hídricos da Califórnia fechou a área e promoveu vários programas de limpeza para minimizar o dano ecológico, mas a maior parte do trabalho foi feita pela natureza.

praia de vidro california 2

A ação das ondas sobre os detritos acabou por fragmentar os materiais, reduzindo tudo a pequenos pedaçoes que com o tempo e a contínua erosão provocada pelo impacto da água foram tornando-se também arredondados. Em 1998 o proprietário da área achou que ela deveria pertencer ao público e após 5 anos de processo de limpeza e negociação com o governo estadual vendeu o imóvel para o estado, que em 2002 incorporou a área ao Parque Estadual MacKerricher.

praia de vidro california 3

Atualmente a praia é uma atração turística e recebe milhares de visitantes diariamente durante o verão. Apesar de ser proibido coletar o “vidro do mar”, grande parte dos visitantes acaba por recolher um pouco dele e com isso a quantidade está diminuindo ao poucos. Atualmente estão sendo estudadas soluções para repor o vidro das praias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *